Projeto de Melhoria Kaizen - Do Evento ao Resultado

O Kaizen é a principal ferramenta para promover a melhoria continua e para implementar os conceitos e ferramentas do Lean pelas equipes formados por funcionários de várias áreas e níveis da empresa.
A realização de cada Kaizen é composta por 3 etapas conforme descrito a seguir:
Planejamento do Kaizen:
Planejamento tático operacional da semana de melhoria quando é feito alinhamento com equipe das metas e objetivos do Kaizen x recursos e levantamento de dados preliminares para para execução do evento.
Realização da Semana Kaizen – Aplicação prática:
Vantagens da abordagem kaizen para a melhoria dos processos:
• Projeto de Melhoria executado em uma semana
• Foco Estratégico priorizado no diagnostico
• Executados e suportado pela Equipe Kaizen
• Promover quebra de paradigma
• Resultados Imediatos
• Elimina Desperdícios do fluxo de valor
• A equipe aprende o Lean na prática
• Uso grande de criatividade
• Sem Investimentos significativos
O modelo do Kaizen é muito robusto e sua força esta fundamentada nos seguintes pontos:
• Tensão Criativa: Equipe tem uma semana para atingir os objetivos do projeto
• Sinergia de Grupo: Interação, integração e comprometimento da equipe
• Atuação no Gemba: Realizado na área de melhoria
• Diversidade da Equipe: Equipe multifuncional e multidisciplinar
• Igualdade dos participantes: Independente do nível hierárquico
• Dinâmica de Trabalho da Equipe: As ideias e sugestões evoluem com a participação e integração continua da equipe
• Estrutura de Funcionamento da Equipe: O Kaizen tem regras e estrutura de funcionamento que garante a sua eficácia.
Padronização das melhorias após a semana Kaizen:
Na final da semana Kaizen ficam pendentes algumas ações incompletas e a consolidação das ações implementadas. Para garantir que as melhorias implementadas na semana Kaizen não deixem de acontecer, será feito um acompanhamento por um consultor especialista e o líder da equipe Kaizen, para acompanhando o trabalho, para ajudar na implementação dos procedimentos, instruções de trabalho e o novo fluxo de valor definidos no kaizen.

Exemplo de Padronização das melhorias Kaizen:

Os resultados obtidos no Kaizen precisam ser avaliados em uma segunda onda para que a melhoria contínua se fortaleça e tenha sustentabilidade.


Manutenção

Analista de Qualidade/Técnico de Planejamento Manutenção Pós-graduado em Gestão de Produção e Manutenção Industrial/ Graduado em Administração de Empresas / Técnico em Instrumentação, Usuários SAP/PM.

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