Quantas vezes após a atribuir tarefas você ficou desapontado com os resultados ou com a falta dele? Antes de responsabilizar as pessoas, reflita sobre o que você pediu para fazer e a maneira como você atribuiu a tarefa.
Pode ser a maneira de passar a tarefa a causa maior de sua decepção. Ter que refazer ou retrabalhar algo não é eficiente.
Aqui estão sete perguntas para delegação eficaz:
1. O que?
Qual é a tarefa que você deseja passar para seu subordinado, uma pessoa mais nova ou menos experiente?
Tire um tempo para indicar com uma frase completa que faz sentido, e seja o mais precisa quanto possível em sua descrição.
Lembre-se:
- Ambiguidade: pode ser útil em alguns casos, como dizia a avó "O gato está desaparecido", tanto significa que o gato escapou ou foi arrasado por um caminhão passando, mas por uma questão de eficiência nos negócios é melhor você se importar com qualquer ambiguidade. Na maioria das vezes a ambiguidade leva a mal-entendidos e más decisões.
- Muito poucas pessoas, se houver, podem ler sua mente. Não espere que as pessoas entendam tudo o que você não diz. Explicar de forma sucinta, mas completa e assumir que o que não é falado permanece desconhecido.
Se for relevante, faça um esboço, coloque uma imagem ou um diagrama que vale mais do que mil palavras. Considere ocupar algum tempo para um pequeno desenho, e certifique-se de sua descrição foi compreendida.
2. Quem?
A quem você atribuiu a tarefa? esta pessoa é capaz? Será que ele / ela tem as habilidades e experiência necessárias, e a autoridade para realizá-la?
Se a pessoa que você pensou em primeiro lugar ou a disponível não é o mais adequada, você pode adiar até alguém com experiência possa fazer?
Se a pessoa que você pensou em primeiro lugar ou a disponível não é o mais adequada, você pode adiar até alguém com experiência possa fazer?
Se você hesita, hesite duas vezes.
- Se você acha que o subordinado vai demorar muito tempo ou pode não ser capaz de realizá-la, hesita em fazer sozinho. Pergunte a si mesmo se você é capaz de faz a tarefa, e o que é esperado de você / da sua posição.
- Pode ser que você possa fazer melhor e mais rápido, mas da próxima vez que você for enfrentar o mesmo dilema, você ainda vai perguntar a si mesmo e seus subordinados, vocês nunca vão melhorar suas habilidades.
Isto também é sobre quem se beneficiará da tarefa que delegar. Explique ao seu subordinado. Cada adulto precisa entender o propósito e para quem são feitos os esforços.
3. Quando?
Quando a tarefa precisa ser feita, quando será o resultado devido? Dar uma indicação exata e lembrar-se, ou melhor registrar. Sua equipe vai odiar se você cobrar os resultados antecipadamente ou se você esqueceu a coisa toda.
Se você planeja verificar antes, deixe claro. As pessoas não gostam de controles inesperados, mas entendem se o gerente ou o chefe quer verificar o progresso durante a execução da atividade.
Se você planeja verificar antes, deixe claro. As pessoas não gostam de controles inesperados, mas entendem se o gerente ou o chefe quer verificar o progresso durante a execução da atividade.
4. Onde?
Onde está a tarefa a ser realizada? E um local importante? São assuntos confidenciais que precisam ser mantidos em local isolado? E o resultado para ser enviado, enviado para algum lugar? Se sim, há alguma ação especial como desembaraço aduaneiro ou de qualquer outro ponto de regulação para se preocupar?
Se é um produto está preparado para ser enviado a algum lugar especial /
incomum, talvez ele precise ser protegido contra a areia, poeira, calor,
frio, seca, umidade, choque, névoa salgada ...
5. Como?
Como vem em duas formas diferentes:
- Se o subordinado é um profissional, você não irá descrever como fazer o que você atribui a ele. Será uma perda de tempo para você gerente e será irritante para ele / ela. As chances são de que ele / ela saibam muito melhor do que você. Você pode perguntar como ele / ela tem a intenção de proceder, exceto para algo simples e básico. As pessoas geralmente gostam de falar sobre seus conhecimentos, habilidades ou trabalho.
- Se a direção para realizar as necessidades subordinadas e mais como indicação, indique de uma forma que o subordinado melhore seu / sua habilidade e seja capaz de fazer ele / ela mesma na próxima vez. Se você não desenvolver sua equipe, tenha em mente que você certamente continuam a ser indispensáveis, mas com o possível detrimento da sua própria promoção!
6. Quantos?
O que nunca pode ou deve ser expresso em números deve ser expresso em números.
Tempo, unidades, recursos, custos, distância, peso, temperatura ...
É mais difícil interpretar mal os números e mais fácil de avaliar os resultados com base em números. 7. Por que?
Quando atribuir uma tarefa seja "generoso", não dar explicação muito detalhadas,
mas explicar o propósito do que você pedir, se não é óbvio por si só.
Dizendo o porquê ou para quê adiciona-se um pouco de motivação em comparação com clareza na ordem de execução.
Além disso, compreender o que e por que pode ajudar as pessoas a fazer
mais do que o necessário, por exemplo prevenir alguns riscos, alguns
efeitos indesejáveis, fazê-lo de forma diferente de acordo com a
finalidade, etc. Se forem deixados sem saber por quê e para quê, eles
não podem antecipar o que pode acontecer ou o que pode ser feito melhor,
de maneira diferente e assim por diante.
Encerrando
Neste ponto você percebeu que a metodologia 5W2H são muito mais perguntas do que sete,
mas as sete são fundamentais para estruturar o que você quer fazer e
são fáceis de lembrar.
A eficiência do 5W2H está no aumento significativo das chances de ter as coisas feitas da primeira vez.
Pode poupar um monte de decepção de ambos os lados, gerente e
subordinado, poupar um monte de tempo e recursos preciosos e aumentar a
satisfação.
Você também pode dizer que estes são os famosos 5W2H, famosos desde o
auge da Gestão da Qualidade Total no 1970-1980 e você está certo.
Eu não prometo nada de novo, só queria saber quando você usou a última vez.
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