Como você sabe se a sua empresa é operacionalmente excelente?

O primeiro passo crítico para alcançar a excelência operacional é entender o que o termo significa usando uma definição clara e concisa. Infelizmente, a maioria das empresas quer ignorar completamente este passo,  ou subestimam drasticamente a dificuldade de se alinhar a uma definição clara e concisa Excelência Operacional. Em nosso post anterior citamos uma definição de Excelência Operacional que se estendeu para:

Excelência Operacional é a execução da estratégia de negócios de forma mais consistente e confiável do que a da concorrência.

Excelência Operacional é evidenciada pelos resultados. Dadas duas empresas com a mesma estratégia, a empresa operacionalmente excelente terá menor risco operacional, redução de custos operacionais e aumento de receita em relação aos concorrentes, o que cria valor para os clientes e acionistas.



Estas definições tem maior utilidade do que outras definições utilizadas porque são acionáveis ​​e mensuráveis​​. De um modo muito prático, podemos identificar as empresas que estão Operacionalmente Excelente examinando o seu desempenho os 7 direcionadores de Valor, e comparando-a com outras empresas com estratégias semelhantes.
Como mostra a ilustração, as três fontes de Valor ao Cliente e ao Acionista podem ser ainda divididas em sete direcionadores de Valor que são comumente medidos em todos os setores. Vamos examinar cada uma destas fontes de valor e seus condutores valor correspondente.

     Risco Operacional: os clientes e a sociedade esperam que as empresas se comportam de forma responsável. Eles não querem fazer negócios com empresas que ferem pessoas, poluem o meio ambiente, e violam a lei. Empresas que não podem fazer isso perdem o direito de operar, impactando drasticamente o valor do acionista. As empresas que estão Operacionalmente Excelentes (OE) são menos propensas a enfrentar preocupações com segurança, ambientais e responsáveis socialmente, diminuindo o risco de incidentes prejudiciais.

     Aumento da Receita: execução confiável e consistente leva a melhores produtos / serviços de qualidade e mais rápido, tempos de resposta mais confiáveis. Porque os clientes valorizam ter a qualidade certa, no momento certo, a capacidade de cumprir essas expectativas retorna valor aos acionistas, na forma de aumento de receita.

    Custos mais baixos: Com a excelência operacional as empresas tendem a operar com maior eficiência e com menos resíduos (maior rendimento). Da mesma forma, eles não precisam ter processos e pessoas no local para gerenciar falhas freqüentes do processo, permitindo-lhes reduzir os custos adicionais não-valor gerais e outros.


Cada um dos 7 direcionadores de valor tem medidas que são comuns a uma indústria. A aferição dessas medidas e a comparação do desempenho da sua empresa para os benchmarks dá uma visão sobre o seu progresso para atingir a excelência operacional. Tenha em mente que o desempenho de execução afeta todos os sete direcionadores de valor. Portanto, enquanto uma vantagem estratégica pode levar a um melhor desempenho em alguns direcionadores de valor, a Excelência Operacional irá resultar em um melhor desempenho em todas as sete.


Ser capaz de medir a excelência operacional e identificar as empresas que alcançaram pode ser um exercício poderoso e valioso para sua empresa. Primeiro, ele pode ajudá-lo a determinar o "tamanho do prêmio". Antes de embarcar em uma viagem de Excelência Operacional, você precisa saber o que o seu objetivo e o que vale a pena. Em segundo lugar, saber quais as empresas tem conseguido alcançar a Excelência Operacional lhe mostra onde olhar  as melhores práticas.


Nós gostaríamos de ouvir seus pensamentos e / ou comentários sobre as seguintes questões. Você pode publicá-las abaixo, ou no nosso grupo de discussão no LinkedIn.


  • Que abordagens têm sido utilizadas para determinar quais as empresas em seu setor são Operacionalmente Excelentes?
  • Você sabe o que se alcançar a excelência operacional valeria a pena para a sua empresa?


 
 

Manutenção

Analista de Qualidade/Técnico de Planejamento Manutenção Pós-graduado em Gestão de Produção e Manutenção Industrial/ Graduado em Administração de Empresas / Técnico em Instrumentação, Usuários SAP/PM.

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