Excelência Operacional é a execução da estratégia de negócios de forma mais consistente e confiável do que a da concorrência.
Excelência Operacional é evidenciada pelos resultados. Dadas duas empresas com a mesma estratégia, a empresa operacionalmente excelente terá menor risco operacional, redução de custos operacionais e aumento de receita em relação aos concorrentes, o que cria valor para os clientes e acionistas.
Estas definições tem maior utilidade do que outras definições utilizadas porque
são acionáveis e mensuráveis. De um modo muito prático, podemos identificar
as empresas que estão Operacionalmente Excelente examinando o seu desempenho os
7 direcionadores de Valor, e comparando-a com outras empresas com estratégias
semelhantes.
Como mostra a ilustração, as
três fontes de Valor ao Cliente e ao Acionista podem ser ainda divididas em sete
direcionadores de Valor que são comumente medidos em todos os setores. Vamos
examinar cada uma destas fontes de valor e seus condutores valor
correspondente.
Risco
Operacional: os clientes e a sociedade esperam que as empresas se comportam de
forma responsável. Eles não querem fazer negócios com empresas que ferem
pessoas, poluem o meio ambiente, e violam a lei. Empresas que não podem fazer
isso perdem o direito de operar, impactando drasticamente o valor do acionista.
As empresas que estão Operacionalmente Excelentes (OE) são menos propensas a
enfrentar preocupações com segurança, ambientais e responsáveis socialmente, diminuindo o risco
de incidentes prejudiciais.
Aumento da Receita: execução confiável e consistente leva a melhores produtos / serviços
de qualidade e mais rápido, tempos de resposta mais confiáveis. Porque os
clientes valorizam ter a qualidade certa, no momento certo, a capacidade de
cumprir essas expectativas retorna valor aos acionistas, na forma de aumento de
receita.
Custos mais baixos: Com a excelência operacional as empresas tendem a operar com maior eficiência e com menos resíduos (maior rendimento). Da mesma forma, eles não precisam ter processos e pessoas no local para gerenciar falhas freqüentes do processo, permitindo-lhes reduzir os custos adicionais não-valor gerais e outros.
Custos mais baixos: Com a excelência operacional as empresas tendem a operar com maior eficiência e com menos resíduos (maior rendimento). Da mesma forma, eles não precisam ter processos e pessoas no local para gerenciar falhas freqüentes do processo, permitindo-lhes reduzir os custos adicionais não-valor gerais e outros.
Cada um dos 7 direcionadores
de valor tem medidas que são comuns a uma indústria. A aferição dessas medidas
e a comparação do desempenho da sua empresa para os benchmarks dá uma visão
sobre o seu progresso para atingir a excelência operacional. Tenha em mente que
o desempenho de execução afeta todos os sete direcionadores de valor. Portanto,
enquanto uma vantagem estratégica pode levar a um melhor desempenho em alguns
direcionadores de valor, a Excelência Operacional irá resultar em um melhor
desempenho em todas as sete.
Ser capaz de medir a
excelência operacional e identificar as empresas que alcançaram pode ser um
exercício poderoso e valioso para sua empresa. Primeiro, ele pode ajudá-lo a
determinar o "tamanho do prêmio". Antes de embarcar em uma viagem de
Excelência Operacional, você precisa saber o que o seu objetivo e o que vale a
pena. Em segundo lugar, saber quais as empresas tem conseguido alcançar a
Excelência Operacional lhe mostra onde olhar as melhores práticas.
Nós gostaríamos de ouvir seus
pensamentos e / ou comentários sobre as seguintes questões. Você pode
publicá-las abaixo, ou no nosso grupo de discussão no LinkedIn.
- Que abordagens têm sido utilizadas para determinar quais as empresas em seu setor são Operacionalmente Excelentes?
- Você sabe o que se alcançar a excelência operacional valeria a pena para a sua empresa?
Nenhum comentário:
Postar um comentário