Tal como acontece com todas as iniciativas de Lean, a resolução de problemas e análise de causa raiz deve ser feita de uma forma ordenada e lógica.
Se a equipe do Lean simplesmente sentou em torno de uma mesa e perguntou, "O que você acha que é o problema, e como devemos proceder para corrigi-lo?", Eles acabam com uma vasta gama de respostas, o que depende de quem eles estão direcionando suas perguntas.
Ao concordar antecipadamente em usar um método de resolução de problemas testado e confiável, as verdadeiras causas podem ser estabelecidas e os problemas podem ser eliminados,onde eles realmente começam (na raiz). É importante ressaltar que a forma pela qual o relatório A3 é construído significa que aqueles afetados ou envolvidos na questão terão sido envolvidos no processo de criação do A3, então a compreensão compartilhada é um resultado poderoso. O A3 de solução de problemas é uma grande ferramenta para encontrar a causa raiz de um problema.
Relatório A3
Como o nome sugere, os relatórios A3 não são apenas isso: A3 em tamanho. Eles não devem ser amontoados em uma tela de computador pequeno para a projeção em uma parede da sala de reuniões - A3s supostamente são:
- Uma forma de resolver problemas (assim os detalhes serão diferentes);
- Gráficos (imagens, fotografias, gráficos, diagramas), e não em texto intensivo;
- Colaborativa concluída - não adianta uma pessoa preenchendo o relatório - que deveria ser o resultado de um trabalho de colaboração entre as pessoas que estão intimamente envolvidos coma questão, principalmente através de múltiplas interações e sessões de grupo ocasionais;
- Cópia impressa, e não em uma tela de computador;
- A3 em tamanho (não maior, nem menor);
- Visível para todas as partes interessadas afetadas - idealmente colocado em um quadro de avisos em uma área de alto tráfego.
Seção 1 - Declaração do Problema
A declaração do problema também é conhecida como o "tema". Esta é a área do nome do problema, e geralmente dá ao leitor uma boa idéia sobre o que o exercício PDCA pretende atingir (isto não é uma declaração de objetivos). Fornecer contexto rápido listando quaisquer outras informações relevantes, tais como qual departamento esta A3 se refere, o líder da equipe e nome da equipe, o período de tempo (ou data, ou meta prazo de resolução). Esta é também uma seção que pode detalhar qualquer informação de fundo ou conhecimento que é essencial para o exercício. Por exemplo, vamos chamar este de A3 para 'Melhorar o desempenho da máquina de embalagem'.
BOM SABER NESTA SEÇÃO:
Os relatórios A3 de resolução de problemas não devem ser "prolixo"*. Tente expor o problema como sucinta possível.
Seção 2 - Situação Atual
Esta é a seção que mostra a "prova" da declaração do problema. No nosso exemplo, o nosso problema é que a máquina de embalagem é de baixo desempenho. Nesse caso, podemos inserir uma imagem da parte quebrada da máquina, ou se não sabemos o que está causando o problema (a raiz), podemos inserir gráficos de desempenho de máquinas de embalagem ou qualquer outra prova de que iria
mostrar o leitor de que a máquina não está funcionando de forma otimizada.
BOM SABER NESTA SEÇÃO:
Os relatórios A3 devem ter representações gráficas sempre que possível. Em vez de escrever um ensaio sobre qual é o problema, mostrar gráficos ou fotografias de desempenho, com descrições rápidas do problema. Tente evitar a longas passagens de texto ou informações pontuais.
Seção 3 - Situação Futura
A seção Condição Futura (ou metas) deve ser específico o suficiente para ser mensurável. No nosso exemplo, nós não podemos escrever algo tão vago como "desempenho Melhorar da máquina de embalagem" ou "Diminuir o tempo de inatividade da máquina de embalagem". Sim dar uma meta detalhada, como "o desempenho da máquina de embalagem aumento de 60% no prazo de três meses».
Seção 4 - Análise da Causa Raiz
Esta seção descompacta sua investigação para localizar a causa raiz do problema. Portanto, é muito mais benéfico se esta parte do relatório for preenchida como e quando o problema está sendo investigado (ou seja, no gemba, não a mesa de reuniões). 5 Por que é uma excelente maneira de determinar a causa raiz de um problema. Novamente, não se envolva nos detalhes ou "regras" de 5 Por que - se você encontrar a resposta em 3 ou 4 ou 7 porquês, o exercício será tão benéfico.
AQUI ESTÁ COMO ESTA SEÇÃO DEVE OLHAR:
Problema: O tempo de inatividade da máquina de empacotamento está em um máximo de todos os tempos.
Por quê?
A máquina parou 60% a mais no último ano do que no último quatro anos.
Por quê?
A máquina experimenta paralisações não planejadas aproximadamente a cada quatro horas.
Por quê?
O dispensador de fita de embalagem continua a interferir, fazendo com que a máquina pare.
Por quê?
a roda dentada do dispensador de fita de embalagem está seca.
Por quê?
Não foi lubrificada a mais de um ano.
CAUSA RAIZ DO PROBLEMA:
A roda dentada dos dispensadores de fita de embalagem não está sendo lubrificadas regularmente.
SOLUÇÃO:
Escrever no procedimento de trabalho padrão que a roda dentada do fita dos dispensadores de embalagem devem Ser verificados numa base semanal; A engrenagem deve ser limpa e lubrificada a cada 1,5 semanas.
Seção 5 - Contra medidas
Esta é a seção onde detalhamos possíveis melhorias.
BOM SABER NESTA SEÇÃO:Lembre-se de que algumas melhorias podem não funcionar necessariamente, e você pode precisar voltar aqui e tentar novas. O ponto desta seção é tentar fazer melhorias que você acha que ajudará a corrigir o problema. Detalhe o que está sendo tratado (Problema), que contramedidas / melhorias serão feitas para tentar corrigir o problema (Ação), quem realizará as melhorias (Pessoa Responsável) e dará um prazo esperado (Data de Vencimento). Finalmente, Finalmente, volte a escreva as descobertas.
Fonte: TRACC Sistemas de Melhoria integrada
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